Psicomotricidade na Infância

A psicomotricidade é a ciência que estuda o homem, através do seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo se relacionando com a aprendizagem cognitivas, afetivas e orgânicas.

Entre os vários conceitos sobre a psicomotricidade podemos entende-la como a percepção do seu próprio corpo, do espaço, do movimento e de como eles se relacionam. A psicomotricidade visa desenvolver:

  • Esquema corporal , é o reconhecimento do seu próprio corpo e como ele se relaciona com seu contexto; contribui para uma boa postura, equilíbrio e o reconhecimento do espaço-temporal. A psicomotricidade visa desenvolver e construir de forma organizada o esquema corporal tendo como objectivo estimular o desenvolvimento da criança em todas as fases da vida infantil. Como já foi dito em nossos artigos o brincar traz um significado para o desenvolvimento da criança, podemos dizer que através de brincadeiras e jogos a criança percebe seu esquema corporal . Através das brincadeiras que a conduz aos movimentos é possível trabalhar as habilidades psicomotoras, o emocional , a noção do espaço e o ambiente que a envolve.*
  • Lateralidade : é a dominância lateral que corresponde a dados neurológicos , a lateralidade pode ser alcançada por treinamento e hábitos sociais tendo como influencia a escola ou a família . “Segundo (Marta Izabel ,maio, 2010) o desenvolvimento da lateralidade é realizado em 4 etapas :  
  1. – A criança não distingui e nem percebe que seu corpo tem dois lados.
  2. – Passa a entender que cada braço está em um lado do corpo.
  3. – Diferencia suas extremidades e mais tarde seus órgãos pares. 
  4. – Sabe com precisão os dois lados e qual a dominância deles.
  • Estruturação espacial: É a percepção de diferentes formas, Círculo, triângulo, retângulo, quadrado. Tamanho ( grande, fino, grosso, médio, curto, estreito largo). Qualidade ( mais que , menos que, cheio, vazio, metade. Termos espaciais ( frente, trás, direita, esquerda, em cima, em baixo, ao lado). “Segundo o portal da educação ( É fundamental que o esquema corporal esteja sedimentado, pois, a partir do conhecimento de si mesmo, aprende-se o espaço onde se vive.).
  • Estruturação temporal: envolve a análise, processamento e armazenamento de informações, ou seja, acuidade auditiva, memória visual e auditiva.
  • Controle das diversas coordenações: Coordenações motoras é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos  esqueléticos o qual proporciona um resultado global mais eficaz, pratica e económica. A coordenação motora ou praxia global – é o  conjunto de funções unidas para a apresentações de atividades globais e mais ampla que se dá por meio de uma autuação hamônica e económica do sistema nervosso central, dos músculos nervos e sentidos, na execução de um movimento. Segundo a revista Digital do Centro de Estudos de Educação 2014 Coordenação Oculomanual são movimentos manuais agregados a visão. Coordenação Oculopedal é a coordenação dos pés associados a visão. Dismetria é quando não se consegue realizar atividades que exijam a funções visoespacial e visosinestisica frente a uma determinada distancia  com o objetivo de alcançar um alvo. Dissociação é a capacidade de locomover diferentes partes do corpo de formas diferenciadas para realizar determinadas atividades. A praxia fina é considerada como a capacidade de controlar os pequenos músculos para a execução de atividades refinadas como corte, escrita, encaixe colagem dentre outras.
  • Equilíbrio é a capacidade de manter-se sobre uma barra reduzida de sustentação do corpo utilizando uma combinação adequada de ações musculares parado ou em movimento.
  • Controle de Respiração: A respiração é feita de dois momentos inspiração e expiração, controle dessas duas funções contribui para construir o controle emocional do individuo pois necessitará de calma, concentração e pausas , ajuda a aliviar o stress, a dor, o medo e adquirir o alto controle.
  • Tônus muscular é o estado de tensão elástica que apresenta o músculo em repouso e lhe permite iniciar a contração rapidamente após o impulso  dos centros nervosos.

child-3281615_960_720A Psicomotricidade e o Brincar

Brincadeiras que contribui para o entendimento do esquema corporal:

  • Material: Um Espelho grande.  Coloque um espelho grande na sala e pede aos alunos um de cada vez a abrir os braços e mencionar o nome de cada um de seus membros  dependendo da faixa etária pergunte para ele qual é função daquele membro.
  • Material:  Papelão, ou papel cartão ou cartolina de preferência já tenha sido por você.  Faça um boneco no formato de um homem onde possa ser retirado seus membros ( sendo eles de encaixe e peça que elas o montem. Caso haja um número considerável de crianças é possível fazer mais de um boneco coloca-lo no chão, dividir os alunos em grupos e pedir que montem o boneco. ( O importante aqui não é a disputa ou quem faz mais rápido é leva-los a reconhecer o corpo humano). Nessas duas brincadeiras você estará trabalhando a imagem corporal da criança, a socialização e a compreensão de saber esperar.
  • Material: Giz de Cera ou um Barbante. Faça uma linha reta com giz de cera ou um barbante e peça que os alunos andem sobre ela, sem pisar fora da linha. 
  • Material: 5 caixas de Papelão tamanho médio: varias bolas de tamanho médio e leves a quantidade de bolas vai depender do número de crianças. Se possível faça essa atividade no pátio ou em local apropriado coloque 5 caixas de papelão de tamanho médio  em um espaço de um metro ou um e meio longe uma da outra onde duas fiquem do lado esquerdo e as outras duas do lado direito e a ultima a frente  é necessário que haja espaço para as crianças se movimentarem a ultima coloque no final . Forneça bolas  e peça: coloque na primeira caixa a direita  a segunda bola na segunda caixa a esquerda, coloque na ultima caixa a frente, e daí por diante, você pode alternar ou pedir que façam em dupla.  Você estará trabalhando a dominância lateralidade que corresponde a dados neurológicos, ou seja de decorre em função do hemisfério cerebral, permitindo a criança a realização de atividades complexas,  sua noção de espaço a coordenação motora, a concentração, contribui para a formação do controle emocional, o senso de organização, alguns músculos se contraem em quanto outros se relaxam e isso se dá pela experiência sensório-motoras.
  • Material: Pratos de festas de acordo com a quantidade de crianças, lápis de cor ou canetas. Essa você pode realizar em sala de aula: leve pratos de festa distribua para cada um dos alunos e peça que furem o pratinho com um lápis de cor e depois passem o barbante em cada furo. Nessa atividade você estará trabalhando a coordenação motora ou praxia global que é o conjunto de funções unidas para a representação de atividades globais, coordenação oculomanual são movimentos agregados a visão o qual requer noção de distancia e precisão, a concentração a dismetria  é quando não se consegue executar atividades que exijam a função viso espacial e viso cinestésica 
  • Material: 12 pares de potinhos de Danoninho coloridos, tampinhas, clipes, botões,durex , para rechear os potinhos, fio plástico, 2 varetas de 30 cm cada. Una os potinhos com durex  colocando antes alguns objetos dentro que provoquem ruídos ao serem movimentados. Deixe-os na posição horizontal amarre neles  aponta de um pedaço de fio plástico ( mais ou menos 60 cm). Amarre as duas varetas cruzadas pelo mei oe nelas prender, em diversos lugares, a outra ponta do fio que segura os potinhos. Deixar que os potinhos fiquem suspensos em alturas diferentes.  Pendurar perto da criança para que ela observe seu movimento e escute o som que produz ao ser tocada por uma pessoa. Essa atividade é ótima para trabalhar com os pequenos. Nela você realiza a estimulação visual e auditiva, a localização do olhar. a intencionalidade do movimento.
  • Material Bolas: 

 

 

 

21 Estratégias Práticas para Estudar e Aprender Melhor: Descubra como Manter o Interesse nos estudos, Aumentar a retenção do conteúdo, Ler Melhor e Memorizar Rapidamente

Bibliografia:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.