Reconstrução de Vínculos e o papel do Pedagogo

São diversos os locais onde o pedagogo pode atuar e contribuir como profissional. Sendo sua formação voltada para a educação há quem acredite que o local de atuação desse profissional se limita a escola, o que na verdade é um equívoco de muitos, pois a sua formação contribui para a educação formal e não formal. A educação formal é oferecida no ambiente escolar e está voltada para os conteúdos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, motor e linguistico a não formal é transmitida fora do ambiente da escola e seu foco se encontra no desenvolvimento pessoal e profissional levando em consideração a aprendizagem do individuo.

O pedagogo é o profissional que traz o papel de facilitador e formador do individuo. Na escola contribui com o processo de ensino e aprendizagem, além da formação dos alunos através do conhecimento, valores e mediando o trabalho pedagógico.

Libâneo (2004, p 62).

{…} a presença do pedagogo escolar torna-se, pois, um exigência dos sistemas de ensino e realidade escolar, tendo em vista melhorar a oferta de ensino para a população.

São inumeros os locais onde o pedagogo pode trabalhar além da sala de aula, tal como administração escolar, consultorio psicopedagógico, Instituições hospitalares, tecnologia, editoras, pesquisa ciêntifica, Creas, Cras, Policia civil, Correios, Detran entre outros. Em cada um desses locais ele pode fornecer sua contribuição profissional.

O PEDAGOGO E O CRAS

Segundo o (LOAS) lei Orgânica de Assistência Social, ( lei 8.742/1993). A assistência social , direito do cidadão e dever do estado, é politica de seguridade social, realizada através de um conjunto integrado, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Têm com um dos seus objetivos a proteção à familia, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice. Que por sua vez têm como lugar de atuação o CRAS e o CREAS.

CRAS – significa Centro de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado em Assintência Social. O CRAS busca a prevenção das situações de riscos por meio de projetos que procure o fortalecimento familiar e comunitario além de conduzir aos direitos da cidadania. o CREAS Oferece apoio e orientação especilizado as familias vitimas de violência doméstica, negligência, abandono, e discriminação social.

Por meio do serviço social as familias que passam por vulnerabilidade será atendida de acordo com a lei, pelos órgãos competentes o qual oferecerá uma equipe multidisciplinar composta de vários profissionais entre eles o pedagogo.

Em meio a sua atuação no serviço social será possível identificar conflitos, dificuldades de convivio entre outras situações. O pedagogo que trabalha no CRAS poderá realizar atividades tendo como objetivo fortalecer o relacionamento familiar. Realizando atividades socio educativas voltada para a familia com o objetivo de reconstruir os vinculos familiares levando os envolvidos a reflexão, socialização e comunicação . Organizar procedimentos e planejamento de atividades desenvolvidas pelo CRAS.

Nesse caso o pedagogo pode utilizar de momentos de reflexões com a familia dando oportunidade de conversas, brincadeiras, dinâmicas e atividades que contribua para o diálogo dos envolvidos.

Segundo Renata Ferreira diretora , no site da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social ela relata que mesmo sendo vários profissionais com diferentes formações, o objetivo é o mesmo dar suporte as famílias para criação de vínculos afetivos e inclusão social

Referência Bibliograficas: