- Dinâmica do Desafio
Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem um comando o qual a pessoa terá que realizar quando a música parar. A pessoa que está a frente estar de costas para não ver quem está com a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: está pronto? você têm que estar preparado para pagar o mico viu, o que for sugerido você vai ter que topar ok? ou vai querer continuar? Deve-se iniciar a música novamente e passar a caixa se a pessoa não topar em não abrir, deve-se repetir a cada pessoa que pegar a caixa colocando situações que levem a pessoa a questionar se deve correr o risco ou não de abrir a caixa levando em consideração que ela deve estar disposta a realizar uma brincadeira ou atividade em público e isso exige desprendimento, mais não significa uma situação vexatória , ao observar que foi utilizado o tempo necessário para atividade levando em consideração o tempo para não ficar muito cansativo estimule ( de forma sutil ) o última pessoa a abrir Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem ‘coma o chocolate’.
Objetivos: essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma experiência satisfatória
- Dinâmica: “do abraço”
Objetivo: Estreitar as relações e cultivar a proximidade
Sugestão: Esta atividade pode ser realizada para participantes que já se conheça mais precisa obter mais proximidade tal como estudantes do nível médio, colegas de trabalho ou de acordo com o grupo que você deseja estreitar relações.
Material: caixinha com papel ou fichas
Procedimento: Escrever comandos onde cada um vai pegar uma ficha e terá que realizar o que está escrito, tal como:
- Diga o nome de quem está na ficha e mencione um adjetivo que a identifica (qualidade, tal como : tranquila, paciente, positiva, caprichosa , etc.) e depois vá até ela e dê um abraço.
- Você pode solicitar que a pessoa diga uma frase de estímulo ou um verso para a pessoa que pegou o nome ( para que aqueles que são mais tímidos não fiquem sem saber o que dizer).
- Dinâmica do “Mestre”
Procedimento: Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O adivinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Objetivo: Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.
- Dinâmica: Dinâmica do Amor
Objetivo: Levar a reflexão que devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano Ler o texto ou contar a história do “Coração partido” – Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho.” Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de… No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.
- Dinâmica: ” das diferenças “
Material: Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento: O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro.
- Dinâmica “solucionando o problema”
Material: Papel de acordo com a quantidade do grupo e caneta para todos
Objetivo: identificar que cada um tem um olhar a respeito de algo e encara os problemas de formas diferentes, mostrando assim que cada um têm dificuldades e limitação.
Procedimento: o condutor distribui folhas e canetas cada um do grupo, pode-se estar em círculo ou sentados em sala de aula. Se inicia com o condutor apresentando uma situação problema de determinada pessoa a qual não consegue solucionar e precisa da ajuda de todos. Neste momento o condutor pode ler acerca do problema ou apenas falar do que se trata.
Observação: O problema em questão deve ser de acordo com a faixa etária e contexto do grupo levando em consideração o que se deseja alcançar.
Ex: Você estar a frente de um grupo de mulheres às quais se trata de mulheres casadas, com filhos , e passam por problemas sociais e familiares que as impedem de voltarem ao mercado de trabalho.
Neste caso você apresenta a história de Júlia, têm 50 anos é casada, com filhos já criados, olha os netos, mais ainda têm o desejo de voltar ao mercado de trabalho, realizar um curso, ou voltar para os estudos, mais ela não sabe o que fazer pois se sente impotente mediante as responsabilidades. Como podemos ajudar Julia a tomar uma atitude? Quais são seus desafios? O que a atrapalha? Deve desistir?, pois já passou da idade? Deve se conformar em olhar os netos pois é o que ela sempre escuta? O que ela deve fazer?
Dê uma pausa para que o grupo responda e depois realize o debate mediante o desafio de Júlia.
Será possível observar que são várias as soluções e que estar de fora torna mais fácil analisar e dar solução para o problema dos outros e que tal como Júlia todos temos os nossos desafios e precisamos súpera.
Antes de finalizar encontre uma solução para o problema de Júlia.
Esta mesma dinâmica pode ser utilizada no ambiente de trabalho, na escola ou em grupo específico, sempre utilizando uma situação que venha trabalhar uma necessidade do grupo.
- Dinâmica: “Auxílio mútuo”
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhe o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao outro que seremos ajudados.
- Dinâmica: “do papel”
Objetivo: Descontração
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser, ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em 20 seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!
- Dinâmica“ CONTE UMA HISTÓRIA”
MATERIAL: Não há.
Número de participantes : (-) 15 Pessoas.
Procedimentos: O monitor irá utilizar as palavras espelho, e realização depois pedirá para um jovem ir ao centro do círculo, este irá começar uma história com as duas palavras citada anteriormente é cada vez que ele disser espelho os demais vão levantar do lugar e dar uma rodadinha, e quando disser realização todos os participante irão trocar de lugar.
Objetivos: Desenvolver a criatividade do jovem e levar o jovem a uma maior integração e conhecimento.
OBS: Pode-se utilizar outras palavras.
Sugestão: codificação e pluralidade …
Observação: Duas das Dinâmicas citadas é de minha autorias, as demais aprendi com outros educadores e não tenho o nome do autor da dinâmica.

Deixe um comentário