O que te faz feliz?

Sempre gosto de observar as coisas mais simples da vida e como elas trazem prazer e bem estar, por vezes, são coisas que passam despercebidas por muitos, tais como: brincar com os filhos, fazer caminhadas olhando a natureza, apreciar cachoeiras ou mesmo contemplar o nascer do sol, eu particularmente aprecio a leitura e isso é algo que me proporciona muito prazer.

Foto por Irina Iriser em Pexels.com

Há eventos mais elaborados que propõem boas experiências, como: realizar viagens, visitar museus, países com culturas diferentes ou assistir espetáculos. Todavia, por mais que existam diversas formas de lazer  e de onde encontrar satisfação, o bem estar é algo pessoal e têm haver com o que te  faz bem.

Você já parou para pensar no que te faz bem ? Quais são as coisas que te trazem  alegria e prazer?

De certo, já temos uma ideia fornecida pelos profissionais da saúde sobre a importância de se alimentar de forma balanceada, beber muita água,  realizar caminhadas e evitar excessos. Aprendemos também  que para garantir a saúde mental  é importante: dormir bem,  sair da rotina, praticar o autoconhecimento, entre outras ações. Todavia se sentir bem e feliz vai além dos cuidados básicos do ser humano, diz respeito ao que te traz alegria!

Esse é um grande desafio: encontrar o caminho das pedras que te leve a auto realização e alegria.

Em meio a nossa reflexão é possível ver que várias coisas podem trazer felicidade, desde coisas mais simples, quanto as mais complexas, todavia todas elas são temporais, como então definir felicidade, contentamento e alegria como algo permanente? Como algo durável que possamos realmente dizer sou feliz!

Segundo Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que estuda a felicidade a duas décadas ser feliz é simplesmente se sentir bem e isso não é duradouro.

Para Aristóteles , filósofo grego, a felicidade é adquirido através da aquisição do que se deseja, a prática de ações virtuosas, sendo que essas ações são realizadas com o exercício do pensamento, sendo embasadas por justiça e razão.

Para Platão, a função da alma é ser virtuosa e justa e através desta prática se encontra a felicidade.

Para Freud felicidade é a ausência do sofrimento e ter prazer intenso.

Segundo Einstein, Uma vida calma e modesta, traz mais felicidade do que a busca pelo sucesso combinada com a constante inquietação.

Para o cristianismo a única forma de ser feliz é em Deus pois só ele é imutável, eterno e poderoso em fornecer a realização humana.

Entre tantas reflexões sobre o que é ser feliz, e tendo como base os tantos pensamentos aqui apresentados, acredito que a felicidade é algo construído todos os dias com pensamentos positivos e ações que contribuem para a aquisição.

Em busca do exercício para ser feliz , listamos algumas ações que podem contribuir para esta construção:

  1. Seja grato, a gratidão remete a valorizar o que se recebe ou o que se têm. Essa ação colabora para o bem estar e sensação de satisfação.
  2. Valorize as pequenas coisas, talvez ocorra de algumas coisas te parecerem comuns, mas valorizar cada uma delas, trará prazer em tê-las.
  3. Valorize as pessoas com quem você se relaciona. Sem dúvida nenhuma o que cultivamos nos outros retorna para nós, portanto valorizar a família, os amigos, empregados e seus superiores, colabora para ter bons relacionamentos e isso contribui para se socializar e ser feliz.
  4. Valorize momentos como assistir o nascer do sol, conversar com os amigos, saborear aquilo que te traz prazer entre outras coisas, entendo que cada momento é único.
  5. Ame mais e perdoe mais, pois somos todos imperfeitos.
  6. Aumente o número de abraços, beijos e afagos.
  7. Realize passeios com as pessoas a quem você ama.
  8. Tire um tempo para estar a sós e se auto avaliar.
  9. Espere menos dos outros.
  10. Se doe na medida que puder, entendendo que o que você dá a vida se encarrega de te devolver.
  11. Mantenha suas finanças bem administradas. Preocupação e ansiedade por conta de dividas é uma das causas que mais tira o sono e rouba a alegria.
  12. Veja filmes e escute músicas que te inspire e estimule.
  13. Evite pessoas que te deixe para baixo.
  14. Evite os sugadores ( são aqueles que sugam seu tempo, sua energia e seu dinheiro).
  15. Não fale dos seus problemas para quem não pode te ajudar.
  16. Abençoe sempre que for possível, abençoe a família, os amigos e os desconhecidos, pois a generosidade precede de bons valores.
  17. Respeite o seu espaço e seu limite. Só nós mesmos conhecemos o nosso limite, não espere que as outras pessoas entendam que você não suporta mais uma situação, pois enquanto for conveniente ao interesse delas, não mudarão de atitude.
  18. Cultive o hábito de cantar, segundo o blog amigos do Freud Cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e a síndrome de burnout – a exaustão emocional.
  19. Faça o uso da fé, respeitando sempre a credulidade do outro.
  20. Ame-se, cuide-se e aceite-se.

Referências Bibliográficas:

Amigos do Freud. A importância do Cantar. Disponível em: http://amigosdofreud.blogspot.com/2008/04/importncia-de-cantar.html

Consultório de psicologia. Maria Grazia O que é Felicidade?. Disponível em: https://consultoriodepsicologia.blogs.sapo.pt/5092.html

Filosofia Antônio Carlos Oliviere. Filosofia e Felicidade Disponível em:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-e-felicidade-o-que-e-ser-feliz-segundo-os-grandes-filosofos-do-passado-e-do-presente.htm


“A felicidade às vezes é uma bênção, mas geralmente é uma conquista.” – Paulo Coelho.
  1. Avatar de Desconhecido
  2. Avatar de Desconhecido
  3. Avatar de Desconhecido
  4. Avatar de cademeutesouro
  5. Avatar de Alberto Cuddel

Os comentários estão encerrados.

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑