Reforço ou acompanhamento escolar qual a diferença?

Reforço escolar ou acompanhamento escolar, qual é o ideal? Qual a diferença? Quais as finalidades? E quando procurar? Todas essas questões são dúvidas de muitos pais por não saberem diferenciar a finalidade de cada um destes serviços, mas após este conteúdo todas as dúvidas sobre esses serviços serão esclarecidos.

Reforço escolar remete ao serviço realizado por um professor  quando o  aluno não alcançou os resultados necessários referente a proposta fornecida pela escola. 

Quando por algum motivo o conteúdo, seja ele de matemática, português, ciências, geografia, inglês, história ou qualquer outra disciplina, não ficou claro a ponto de gerar um resultado satisfatório. Neste caso será necessário retomar alguns pontos para levar o aluno ao entendimento, sendo o ideal procurar um reforço escolar. As dificuldades apresentadas pelo aluno servirá de norte para o professor utilizar uma metodologia que leve o aluno a conquistar os pré-requisitos necessários para aprender o que não foi possível em sala de aula.

O ideal é o uso de uma metodologia diferenciada para complementar o entendimento do aluno sobre o assunto.

Acompanhamento escolar é um acompanhamento duradouro realizado pelo  professor, visando a realização de tarefas,  atividades, trabalhos escolares, cumprimento de prazos e clareza quanto ao raciocínio do conteúdo, além de potencializar o que tem sido aprendido no ambiente escolar.

O reforço deve ser procurado quando um conteúdo não ficou claro, na realização de um trabalho ou quando visa se preparar para uma prova. O acompanhamento escolar não é voltado apenas para quem apresenta dificuldades, ele visa andar de mãos dadas com o desenvolvimento do aluno para que este não acumule trabalhos a serem entregues e dúvidas sobre o conteúdo; além de possibilitar que o aluno avance com tranquilidade, desenvolva suas habilidades a longo prazo e potencialize os seus resultados acadêmicos.

Acredito que o ideal é que o acompanhamento escolar seja procurado desde o início do ano, para que no fim do ano letivo o aluno possua os pré-requisitos necessários para o ano posterior.

Veja também este conteúdo: